PRÓTESE PENIANA
O Uso da prótese peniana é um tratamento seguro e já utilizado há muitos anos para o tratamento de disfunção sexual erétil.
Em especial, para os pacientes que não tiveram bons resultados com medicações orais ou injetáveis. E para quem, que por algum motivo, não pode utilizar tais medicamentos.
Tipos de prótese
A ereção do pênis é provocada por uma série de reações do sistema nervoso dos homens. A partir delas, o fluxo sanguíneo é direcionado para os corpos cavernosos, que enchem de sangue. É essa pressão sanguínea que faz com que o pênis fique rígido e que possibilita as relações sexuais.
Existem dois tipos de próteses disponíveis: a semirrígida e inflável.
SEMIRRÍGIDA
A prótese semirrígida é adaptada ao tamanho do pênis e quando colocada deixa o mesmo em seu tamanho máximo, já pronto para o uso.
Este tipo é mais indicado para pacientes idosos ou com limitação do uso das mãos para acionar o pump (como acontece na inflável). A prótese semirrígida é muito usada no Brasil por ter um custo mais baixo do que a inflável.
INFLÁVEL
A prótese inflável tem um dispositivo que simula uma ereção.
Ele é acionado imediatamente antes da relação e desativado ao fim da mesma.
De forma geral, as próteses infláveis oferecem resultados mais fisiológicos, sendo possível reproduzir melhor os estados de flacidez e rigidez. No entanto, elas exigem uma certa destreza para a sua ativação e costumam ser mais caras.
Cirurgia para colocação da prótese
O procedimento é realizado em centro cirúrgico com pequenas incisões que ficam quase imperceptíveis após a cicatrização. Não há necessidade da troca da prótese e tendo um bom funcionamento pode ficar indefinidamente.
Com o implante da prótese, os homens podem voltar a ter uma vida sexual ativa e satisfatória. No entanto, é fundamental que o paciente tenha acompanhamento de seu urologista de confiança e tire todas as suas dúvidas.
Compreender os tipos de resultados possíveis antes da cirurgia para o implante de prótese é um passo importante para uma boa qualidade de vida.
Benefícios do uso da prótese
1
Sem medicações
Não há necessidade de uso de medicações para disfunção erétil, depois de colocada a prótese peniana.
2
Sem falhas
Sem riscos de falha da medicação para ereção, diminuindo a ansiedade dos pacientes.
3
Sem limites
Desde que haja vontade dos envolvidos na relação íntima, não há limites para o prazer.